Por Josemary Morastoni

Sabemos que o papel do gestor escolar é muito amplo, presente em diversas dimensões. Hoje vamos falar um pouco a respeito do aspecto social, neste caso em específico, no ambiente escolar, e, como isto pode auxiliar na melhoria do processo de gestão.

Quando abordamos o aspecto social no ambiente escolar, nos referimos à responsabilidade do gestor enquanto comandante no processo de inserção da escola na sociedade. Neste aspecto, o primeiro ponto a compreender é o ambiente escolar em sua totalidade, o que neste caso, implica em fatores como: a região onde a escola está inserida e suas características, a comunidade em torno da escola, os aspectos culturais e comportamentais, econômicos, entre outros fatores.

Algumas vezes, o gestor é oriundo deste mesmo meio, nasceu e cresceu naquela comunidade e já conhece os seus detalhes e suas especificidades, mas, caso o gestor venha de outro lugar, o que acontece em muitos casos, é recomendável que se concentre e se dedique a conhecer e compreender cada detalhe, desde o comércio local, até o perfil das famílias e suas rotinas, quais os ambientes de lazer daquela comunidade, qual a lógica daquele ambiente, a sua linguagem.

Pautada nestas necessidades, aprendi ao longo dos anos, algumas estratégias básicas, e que me foram muito úteis para compreender esta dimensão do trabalho do gestor. E, abaixo, listo três que penso serem as prioritárias:

1 – Se disponibilize para as associações do bairro onde sua escola está inserida, ofereça ajuda, participe. Aproximar-se das associações de moradores e de ações promovidas pela comunidade local, pode contribuir bastante para que você faça a sua inserção e conheça a realidade do ambiente.

2 – Procure as unidades de saúde e o conselho tutelar da região para buscar compreender quais os problemas sociais e familiares mais comuns da comunidade.

3 – Busque entender qual é a locomotiva da economia daquela região, se é o agronegócio, comercio ou a indústria a atividade preponderante na sua comunidade.

Posto isso, já é sabido que a BNCC, Base Nacional Comum Curricular, prevê esta postura do gestor, quando contempla que, para contribuir com a formação integral do indivíduo, a escola promova uma integração social, alinhando aspectos e valores entre os ambientes interno e externo da instituição.

Assim, o gestor também deve acompanhar e estimular os professores a pensarem alinhados a essa estratégia, já que eles, geralmente são oriundos do próprio meio. Então, desperte e estimule a sua compreensão sobre os problemas sociais da região, e, em conjunto, busquem propostas para promover solução para estes problemas. Também, entendemos que o gestor, nesta dimensão, tem o papel de promover a conscientização da comunidade, trazer os desafios e problemas da realidade local para dentro da escola, criar métodos e formas de promover esta interação, uma vez que não existem receitas, pois, as realidades e os recursos disponíveis em cada ambiente, são diferentes.

Portanto, além do trabalho rotineiro, cabe ao gestor buscar respostas de como a escola pode colaborar com a realidade social daquele ambiente, pensar e observar além de seus muros, promover eventos, desenvolver projetos, ações que integrem e gerem envolvimento da comunidade externa, identificar quais os recursos necessários, ou seja, estruturar o seu ano letivo e seu planejamento contemplando a realidade e o contexto onde sua escola está inserida.

As novas demandas da gestão da escola em tempo de pandemia

Estamos vivendo um momento novo, muito diferente em todo mundo, a Covid-19 mudou nossas vidas em todos os aspectos.

A escola também está vivendo uma nova realidade: está vazia; alunos, professores e demais membros da comunidade escolar estão em casa, as aulas agora são com atividades remotas, os profissionais trabalham em “home office”, os alunos assistem aulas  online, os  pais reclamam que  precisam auxiliar os  alunos  o tempo todo durante  as atividades online, ou seja, é uma  “nova escola”!!!

E é claro, o cotidiano do gestor também mudou completamente, ele precisa estar atento a todas as questões e auxiliar todos os segmentos nesse novo processo.

Em primeiro lugar, o gestor precisa se manter atualizado a respeito da situação para adotar as medidas recomendadas pelos órgãos oficiais de acordo com a realidade atual.

Cuidar da comunicação da escola com pais e alunos também precisa ser uma preocupação constante do gestor. É importante manter um contato regular com pais e alunos; todos precisam estar atualizados quanto às notícias, procedimentos administrativos e atividades pedagógicas que estão sendo realizadas durante o período da pandemia.

Utilizar ferramentas inovadoras para desenvolver as atividades administrativas e pedagógicas da escola é algo bem importante no momento atual.  O gestor pode aproveitar o momento que a tecnologia está em alta e auxiliando todos os segmentos da sociedade para inserir verdadeiramente as novas tecnologias no cotidiano escolar. Lembre-se que existem muitas ferramentas “free” que podem ser utilizadas no cotidiano escolar.

E a preocupação com as questões pedagógicas sempre deve estar presente no cotidiano do gestor. Na nova realidade educacional, é muito importante motivar os alunos a se manterem engajados e atualizados nas atividades que estão realizando em casa ou de forma remota. É fundamental que os professores da sua instituição enviem constantemente materiais de estudos aos alunos para que não fiquem ociosos no período da quarentena. Além das atividades especificas de cada serie/área, a escola pode enviar dicas de leituras, vídeos e exercícios de reforço do que já foi estudado e até mesmo atividades que envolvam a família toda para sua realização.

Não podemos esquecer que é papel do gestor conduzir os processos da escola, independente da área, segmento ou momento em que eles acontecem. E, no momento atual, a grande preocupação de todos é o cuidado com a vida, com as pessoas.

 Como dizia Paulo Freire, “me movo como educador, porque primeiro, me movo como gente”; a principal demanda do gestor na atualidade é a preocupação com a vida, com “as gentes” de toda comunidade escolar.

O texto original foi publicado pelo Jornal Gazeta do Povo, disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/vozes/educacao-e-midia/as-novas-demandas-da-gestao-da-escola-em-tempo-de-pandemia/

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *