Por Josemary Morastoni

Início de ano letivo é aquela preocupação com a implementação do planejamento, organização dos materiais e espaços, ajustes dos últimos detalhes para tudo estar perfeito. Mas, independentemente do nível de ensino, é importante o gestor focar na sua equipe e reforçar seus laços com ela. Afinal de contas, representam a linha de frente da sua instituição. Se ela estiver motivada e preparada, os resultados são uma questão de tempo. Abaixo, três dicas e suas estratégias para buscar a excelência desde o primeiro dia de trabalho:

Dica 1 – Fortalecer a relação com a sua equipe.

A sinergia entre o gestor, equipe pedagógica e professores, não pode ser pautada em uma cadeia hierárquica, onde a equipe respeita o gestor por ser diretor. E sim ter como base um trabalho colaborativo, já que todos formam uma grande equipe.

Estratégias: estabeleça práticas de gestão que inspirem confiança, desenvolver habilidades para criar um ambiente de relação confiável e que motive sua equipe. Atenção na comunicação, use e abuse dos recursos tecnológicos, e-mail, WhatsApp, Facebook, são inúmeras as ferramentas que podem estabelecer uma comunicação eficiente. Mas não para por aí, não se limite a comunicação indireta. Se faça presente na sala dos professores, na sala de aula, converse, pois, desenvolver essa relação de proximidade é fundamental. Permita-se discutir com eles, que eles discutam com você, planejamentos, rotina em sala de aula, projetos, ou seja, não se aproxime apenas da sua equipe, mas também da sua realidade.

2 – Resolver os problemas da equipe

Se o gestor conseguir auxiliar na resolução dos problemas da sua equipe, já está num patamar muito acima da grande maioria dos diretores, que se focam em suas tarefas administrativas e esquecem a realidade da escola. Para tanto, você precisa conhecer de perto suas realidades.

Estratégias: acompanhe o planejamento, se proponha a entrar em sala de aula, tenha um cronograma mais próximo. Identifique quem são os integrantes da sua equipe, suas dificuldades e se faça presente sempre. Este é um momento de planejamento, onde todos estão construindo seus planos para o ano, isso não significa que você precise desenvolver junto com cada um, mas estar perto e ter conhecimento sobre o que se passa, contribui e muito.

3 – Estimular a qualificação da sua equipe.

Aqui o gestor tem a faca e o queijo na mão. Não foque suas reuniões apenas em pautas que devem ser cumpridas ou em problemas, é necessário investir um tempo no seu planejamento para identificar quais as maiores dificuldades da sua equipe, e a fortaleça.

Estratégias: procure parcerias com outras instituições, promova atividades em formato de workshop, oficinas, trabalhe a formação dos seus professores. Organize suas reuniões para poder abranger as pautas necessárias, mas também traga elementos de contribuição, que envolvam e atendam às necessidades da sua equipe.

Esses são itens importantes para contemplar não apenas nesse início de ano, mas mantê-los durante todo o seu decorrer, porém, agora é hora de começar, inclua essas atividades no seu plano de trabalho atual. Coloque como prioridade o desenvolvimento e o fortalecimento da sua equipe, que são a linha de frente para o principal objetivo da escola, uma melhor qualidade de ensino.

O texto original foi publicado pelo jornal Gazeta do Povo, disponível em:
https://www.gazetadopovo.com.br/vozes/educacao-e-midia/gestor-escolar-tres-estrategias-para-a-volta-as-aulas/

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *