Por Renato Casagrande

Já falamos muito em avaliação de desempenho e fornecimento de feedbacks quando tratamos de liderança educacional. Esses elementos são fundamentais para alavancar o processo de mudança pessoal e organizacional, mas não são suficientes. É preciso que após essas duas etapas, uma terceira e muito importante ação, junte-se a elas. Trata-se do momento muito especial e importante para um líder e para os colaboradores de uma instituição. Estamos nos referindo ao momento de realizar o Feedforward.  

Feedforward é o processo de fornecer ideias, conselhos, sugestões e orientações para os profissionais, visando seu desenvolvimento e melhoria de suas competências. O Feedforward é considerado como um processo ou ferramenta poderosa em que o líder passa a atuar como Mentor e Coach dos seus colaboradores. 

Na função de Mentor, o líder atua como inspirador, procurando influenciar seu liderado, utilizando suas habilidades interpessoais, oferecendo assistência, apoio e recursos certos nos momentos certos. Como Mentor, o líder, após sinalizar os problemas ou desafios que seu liderado terá pela frente para mudar comportamentos, ele o aconselha como poderá promover mudanças.  

No papel de Coach, o líder atua como desafiador, ajudando as pessoas asair da sua “zona de conforto” e transpor os seus limites, acessando seus próprios recursos para atingir os resultados desejados. Nesse papel, o líder não dará respostas e não apontará caminhos, mas sim ajudará o seu liderado a encontrar os caminhos que mais se ajustam ao seu estilo e suas capacidades.  

E por fim, no processo de Feedforward, o líder ainda assessora o seu liderado na construção de um plano de ação, com foco na mudança de comportamento. A partir de um plano de ação estruturado, com objetivos e estratégias claras, é possível acompanhar as ações desenvolvidas pelo liderado no processo de mudança. As resistências diminuem, as pedras do caminho são desviadas ou retiradas e os profissionais conseguem com mais facilidade atingir seus objetivos em prol de maiores resultados si mesmos e para as instituições.

Renato Casagrande é referência nacional em gestão educacional e formação de professores. É doutorando em Educação, Mestre em Administração, Diretor Associado da Alleanza Educação, pesquisador, consultor, autor de livros, comentarista de diversos veículos de comunicação e conferencista em educação e gestão educacional. 

3 respostas
  1. GRACIELA RODRIGUES DE SOUSA .
    GRACIELA RODRIGUES DE SOUSA . says:

    Não conhecia o conceito de Feedforward, mas a partir do texto lido observa-se que realmente ele é essencial e imprescindível para o líder desenvolver com mais eficiência e eficácia o seu papel. Excelente texto.

    Responder
  2. JOSÉ FRANCISCO MADRUGA DA CONCEIÇÃO
    JOSÉ FRANCISCO MADRUGA DA CONCEIÇÃO says:

    Muito bom o artigo sobre o tema Feedforward, porque hoje mais do que nunca necessitamos orientar as pessoas sobre as habilidades que precisam ser desenvolvidas, bem como, buscar otimizar o potencial que cada colaborador tem.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *