Quem foi Amélia Casagrande? 

Institucional

Amélia Casagrande nasceu em uma pequena cidade no interior de Santa Catarina, e a sua infância foi marcada pela simplicidade e pela determinação da zona rural. Ao tornar-se jovem, criou coragem para romper com tradições da época, mudou-se para Francisco Beltrão, no sudoeste do Paraná, enfrentando grandes desafios como mulher, e desempenhou diversos papéis, entre eles, os de aluna da Escola Normal, professora, balconista de loja e, nos finais de semana, era zeladora, em troca de comida e hospedagem.

Ao casar-se com Elpídio Casagrande, mudou-se para Marmeleiro, tornando-se uma professora dedicada e transformadora de vidas, com um forte compromisso com a inclusão dos menos favorecidos. A professora Amélia residiu nessa cidade até o seu falecimento, aos 90 anos de idade, deixando um legado de uma vida produtiva e inesquecível!

Amélia teve quatro filhos: Rosane, Branca, Renato e Ronaldo e, muitas vezes precisou levar Renato e Ronaldo para a escola com ela, sem imaginar que esse simples gesto incutia neles a paixão e o amor pela educação que os levaria a carreiras no magistério, a fundar o Instituto Casagrande e, agora, a criar a Associação Professora Amélia Casagrande.

A perda da filha primogênita, de apenas oito anos de idade, causou um profundo vazio em seu coração; no entanto, mesmo sofrendo com depressão por longos anos, nunca deixou de se dedicar ao Magistério com muito entusiasmo.  

Após a sua aposentadoria e a morte do seu esposo, dedicou-se integralmente à comunidade de Marmeleiro, destacando-se por seus cuidados com os mais necessitados. Amélia fez, da generosidade e da justiça, as suas causas maiores   e, devota da religião católica, foi na Paróquia Santa Rita de Cássia de Marmeleiro que encontrou o espaço ideal para praticar o bem e continuar a sua missão de acolher vidas.  

Amélia permaneceu ativa na ajuda aos necessitados até o fim, sendo sempre lembrada por sua generosidade e dedicação ao próximo. A sua história é um testemunho do poder transformador da educação e do serviço comunitário, que continuam a inspirar e impactar vidas positivamente, mesmo após sua partida.

A Associação que recebe o seu nome nasce com o propósito maior de cuidar de educadores da mesma forma como a Profa. Amélia Casagrande dedicou a sua existência ao cuidado dos seus alunos e alunas e das pessoas em situação de vulnerabilidade!

Entre para a comunidade  do Instituto Casagrande!